E se escolher um arquitecto para decorar a sua casa??

Será que vale a pena contratar um arquitecto para decorar a nossa casa?? Afinal, nós somos necessários para licenciamento de um projecto, remodelação de imoveis, obras, etc… Mas… decoração??

Para quem já passou por esta questão, sabe que a decisão não é nada fácil…. Já houve muitos gastos na construção ou remodelação…. E, vão ser mais com o arquitecto!!

No fundo, é como ter adquirido um livro de receitas e começar a cozinhar!! Basta ler, seguir a receita e … já está!! Achamos nós….

A questão, é que a receita do tal bolo, que tinha óptimo aspecto no livro, nem sempre corre bem, quando somos nós a fazê-lo… (e eu que o diga!!!!) falta ali qualquer coisa, que nos escapou!!!… Falta o “Chef”!!

Apesar de ter dado um exemplo com uma receita, o mesmo se passa com a decoração e os arquitectos…. Somos sempre necessários, para criar espaços com o objectivo de criar maior harmonia, equilíbrio, funcionalidade, etc, etc, etc….

 Vou agora escrever alguns itens, onde o leitor poderá perceber ao que me referi anteriormente:

  • O arquitecto, garante que todo o mobiliário, têxteis, tapetes e acessórios de decoração, vão todos combinar!!!!

Quando vamos a uma loja e compramos um móvel ou acessórios de decoração que gostamos, para o comum dos mortais, fica deveras complicado visualizar esses mesmos objectos no espaço. Por vezes, quem pensa que consegue idealizar, compra…. E depois não gosta!!!! Falta sempre algo, ou a cor não é a mais correcta, ou é muito pequeno… ou não cabe no sitio, etc, etc!!

O arquitecto, tem o dever e obrigação de conhecer o estilo próprio do seu cliente, e consegue assim visualizar os objectos que o mesmo aprecia, se adequam ao espaço ou não. Criando desta forma, uma harmonização geral no espaço, com o qual o cliente irá adorar!

  • Obter o melhor aproveitamento do espaço!

Qualquer projecto de decoração tem como finalidade e objectivo deixar qualquer que seja o espaço, o mais bonito possível.

Contudo, um projecto serve também para deixar esse mesmo espaço, o mais funcional possível, dando destaque à disposição dos móveis, tornando o dia-a-dia do cliente o mais exequível e funcional. Dou-lhe um exemplo: se um apartamento for pequeno, por vezes não é fácil colocar os moveis na melhor posição, tornando o espaço o mais funcional e liberto também. Assim, a colaboração de um arquitecto, faz toda a diferença para decidir o “layout” do seu ambiente.

  • O arquitecto garante que os móveis escolhidos, vão caber no espaço!!

Imagine agora @ leitor, que a cama que comprou na loja… que achou linda… que era aquela mesma… que já andava a sonhar há muito tempo… afinal, não cabe no seu quarto???? O que faz???? Telefona para a loja, e diz que houve um engano…. O que tiramos daqui?? Perca de tempo…. dinheiro, e uma tristeza absoluta!!!

Com a ajuda de um profissional, @ cliente poderá sempre comprar os móveis sugeridos pelo técnico, sem ter medo de que os mesmos não caibam no espaço ou… não ficarem bem com o resto da decoração!!

  • O “barato sai sempre caro”… já dizia a minha avó!!

O facto de já ter gasto bastante dinheiro na construção da casa, ou na compra do apartamento, somos um povo especialista no “eu própri@ faço e não preciso de ninguém, afinal a casa é minha e eu é que sei”!! Optando a maioria das pessoas por decorarem a casa sozinhas, para também de alguma forma, economizarem um pouco mais. Contudo, se pensar que o valor de um projecto de decoração não chega a 10% do valor total das compras do mobiliário e acessórios, e se pensarmos que um projecto de decoração pode prevenir uma compra menos feliz dispensando trocas desnecessárias, então no final das contas, @ cliente economizou!!!

Afinal… Arquitecto precisa-se!!!

Precisa de ajuda??? https://rutefialho.com/

Até já!!

Partilhe com os seus amigos!!